Warning: Parameter 1 to modMainMenuHelper::buildXML() expected to be a reference, value given in /home/tecnodica/www/libraries/joomla/cache/handler/callback.php on line 99
Menu Principal

Warning: Parameter 1 to modMainMenuHelper::buildXML() expected to be a reference, value given in /home/tecnodica/www/libraries/joomla/cache/handler/callback.php on line 99
Fedora 13
Sites Sugeridos

Warning: Parameter 1 to modMainMenuHelper::buildXML() expected to be a reference, value given in /home/tecnodica/www/libraries/joomla/cache/handler/callback.php on line 99
Home Notícias

Notícias

PNBL poderá ter 1Mbps no início

De acordo com declarações de Rogério Santanna, presidente da Telebrás, durante o III Congresso Internacional de Software Livre e Governo Eletrônico, o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) poderá oferecer velocidade de 1 Mbps ao invés dos 512 Kbps anunciados originalmente.

De acordo com ele, a velocidade de 512 Kbps não é uma “meta” e sim apenas uma avaliação sugerida durante as discussões sobre o PNBL.

Leia mais...

 

Nova vesão 2010 do MSN

O que adoramos e odiamos no MSN Messenger 2010

A tão esperada versão 2010 do Windows Live Messenger chegou. Utilizamos o novo MSN por quase uma semana para fazer uma análise do que há de melhor e pior nesta atualização.

O Windows Live Messenger, melhor conhecido como MSN, é um dos mensageiros mais utilizados no mundo. O programa da Microsoft tomou o primeiro lugar do ICQ e evoluiu muito em seus dez anos de existência.

Agora, a empresa de Bill Gates lança a última versão do MSN, com grandes inovações e maiores opções de compartilhamento e integração. Facebook, MySpaces e Windows Live Spaces em só lugar.

Mesmo com tantas mudanças positivas, nem tudo é perfeito nesta versão 2010 – que, é necessário dizer, ainda é beta. O Baixaki analisou e lista agora o que mais gostamos e odiamos no MSN 2010.

Para adorar

Integração

Esta parece ser a palavra da moda nos lançamentos de novos aplicativos e aparelhos. Integração com as principais redes sociais é um item essencial para agradar aos usuários que estão sempre conectados.

O novos MSN permite que você visualize em sua interface as atualizações do Windows Live Spaces – espécie de Orkut da Microsoft -, do Facebook – uma das redes sociais que mais cresce no Brasil e a maior do mundo -, MySpace – principal fonte de divulgação para bandas e artistas -, além de outras redes sociais – como Flickr, Wordpress e Last.fm.

Interface renovada

A boa e velha visualização compacta do MSN ainda existe, mas a interface principal agora está totalmente renovada. Ela foi redesenhada para comportar seus contatos e as atualizações das redes sociais integradas. A nova interface ficou bonita e funcional.

Interface

Do lado esquerdo é possível realizar a atualização de seu status e, logo abaixo, ver imagens, vídeos e links compartilhados por seus amigos. Do lado direito, os contatos do MSN são exibidos, com direito a um grupo especial para os amigos do Facebook que também estiverem online.

Conversas em abas

Esta é uma das grandes melhorias do MSN 2010. Ao invés de abrir uma janela para cada conversa, ele cria abas para cara chat. O visual segue o mesmo estilo das abas exibidas nos principais navegadores de internet. Dessa forma, você economiza espaço no seu desktop e elimina a poluição visual. O visual do novo MSN fica ainda mais compacto, organizado e bonito por conta desta função.

Invisível para um usuário

Mais do que uma opção conveniente, ficar invisível no MSN pode ser útil em alguns momentos.  A nova versão do aplicativo oferece esta opção direcionada a um usuário apenas. E mais do que isso: é possível ficar invisível para um grupo inteiro de pessoas.

Se você estiver no trabalho, por exemplo, pode ficar invisível para todos os outros grupos e não receber mensagens de fora. Esta opção se estende também para as redes sociais. É possível ocultar as atualizações de determinados contatos, a exemplo do que se faz do Facebook.

Atualizações de status

A atualização de status também está renovada. Agora, é possível compartilhar imagens, links e vídeos da mesma forma que você faz no Facebook. O que for inserir ali pode ser visualizado por todos os seus contatos ao mesmo tempo, exibido nas atualizações das redes sociais.

Vídeos

Se você deixava de usar o MSN para fazer videoconferências pelo Skype, pode dar mais uma chance ao programa do Bill Gates. Agora é possível conversar com vídeo em alta definição, melhorando ainda mais a experiência do usuário.

Outro aspecto positivo é o compartilhamento de vídeos. Ao enviar o link do YouTube para um chat ele é incorporado, não sendo mais necessário abrir o navegador para visualizá-lo. Vale lembrar que, para que esta opção funcione, os dois usuários devem estar utilizando o MSN 2010.

Emoticons novos

Depois de dez anos, finalmente eles mudaram. Agora há uma nova leva de imagens, ainda mais bonitas e divertidas, para você enviar aos amigos e ilustrar suas conversas. Quem vive procurando novos pacotes de emoticons – pois já enjoou dos velhos – pode agora se deliciar com as novas carinhas!

Para odiar!

Windows XP? Fora!

Não adianta chorar nem espernear: o Windows Live Messenger 2010 não tem uma versão disponível para usuários do Windows XP. Depois do Windows 7, o XP é a versão mais estável deste sistema operacional. No entanto, não foi contemplada com uma atualização do MSN.

 

Esta característica é a principal fonte de crítica de muitos usuários, que não migraram para o Vista ou ainda não possuem um computador com Windows 7. Por conta disso, muitos se sentiram excluídos e não podem testar a nova versão do mensageiro.

Integração?

Se por um lado há forte integração com o Facebook, por outro, o MSN 10 deixa de fora o Orkut, a rede social mais utilizada pelos brasileiros, porque pretende-se fortalecer o uso do Windows Live Spaces. Mesmo assim, sentimos falta de poder visualizar as atualizações de nossos contatos do Orkut.

Outra rede social que ainda está com a sua compatibilidade instável é o Twitter. Os rumores de que ela seria integrada ao MSN 2010 eram fortes, mas, por enquanto, ainda não houve esta união. Mas acreditamos que, em breve, o Twitter esteja na lista de redes sociais do novo MSN.

Barra de tarefas do Bing

Ao contrário do MSN 2009, a nova versão não pergunta ao usuário se ele deseja ou não instalar a Barra de tarefas do navegador da Microsoft. Ao final da instalação, seu navegador exibe o Bing, sendo necessário acessar Painel de Controle para desinstalar esta opção inconveniente.

Reinicie e reinicie de novo

O novo MSN é pesado e sua instalação demorada. E o pior é que, ao final da instalação, você é obrigada a reiniciar a máquina para poder utilizar o programa. Se não aprovar o MSN 2010 e resolver desinstalar o programa, o mesmo procedimento é necessário: reiniciar seu computador.

Propagandas gigantes

Os anúncios são algo inevitável no MSN, OK. Mas o novo MSN traz propagandas ainda maiores em sua interface. Em alguns casos, a visualização compacta do programa tem quase metade de seu espaço tomado por um anunciante.

Até os chatas trazem propagandas, logo abaixo da caixa de texto. Ao menos ali é possível fechar a imagem, o que não a deixa menos inconveniente. Para quem utiliza o MSN 2010 em um netbook, por exemplo, a visualização fica ainda mais prejudicada por conta das propagandas.

Dependência do Windows Live

Muitas configurações do novo MSN só podem ser alteradas através do Windows Live Spaces. Isso significa que será necessário abrir o navegador e logar sua conta do Spaces toda vez que precisar fazer mudanças.

A principal delas é o seu apelido. Antes, bastava acessar as opções dos programas e alterar o nome de exibição rapidamente. Agora, é necessário abrir o Windows Live através do navegador, pois ele utiliza o nome que está cadastrado na rede social para exibir no mensageiro.

Vale lembrar...

O MSN 2010 acabou de ser lançado e ainda está em versão beta. Isso significa que muitos bugs podem ocorrer e esta ainda não é sua versão definitiva. Resta torcer para que tudo seja corrigido e em breve a Microsoft anuncie sua versão definitiva e melhorada.

Fonte: http://www.baixaki.com.br/info/4521-o-que-adoramos-e-odiamos-no-msn-messenger-2010.htm

* Dica do aluno Guilherme Matos (Turma Sábado - 16:30)

 

Anatel proíbe SMS publicitário sem autorização

A partir de 01/05, as operadoras de telefonia estão proibidas de enviar mensagens publicitárias sem a autorização do usuário. A medida é determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Também foi determinado que os contratos de adesão devem ser redigidos com clareza, com um campo específico para os usuários marcarem se desejam ou não receber as notificações. As pessoas que já possuem contratos com as operadoras devem entrar em contato para solicitar o cancelamento do serviço.

A norma também torna obrigatória a utilização de fontes de fácil leitura nos contratos, de tamanho mínimo doze. Também deve ser indicado o parágrafo que aborda a escolha do recebimento das mensagens.

fonte: OlharDigital

*Curiosidade: 4,1 bilhões de SMS são enviados diariamente em todo mundo.

 

Chineses usam redes virtuais privadas para escapar à censura

As redes virtuais privadas (VPN) estão avançando discretamente na China como forma de acesso a sites proibidos pelo governo e, ao menos enquanto esses serviços pagos não ganham mais popularidade, as autoridades não estão interferindo.

As VPN criadas para uso seguro de internet em escritórios se espalharam no último semestre entre moradores estrangeiros no país e os chineses interessados em tecnologia, depois do bloqueio ao popular site de redes sociais Facebook.

O Twitter e o YouTube também estão bloqueados na China, que usa um "firewall" de filtragem a fim de impedir o acesso dos usuários de internet a conteúdo de sites estrangeiros que represente contestação ao Partido Comunista.

As VPNs funcionam como uma camada adicional por sobre as redes de computadores mais amplas, e usam cifragem para tornar mais seguro o tráfego privado, no ambiente menos seguro da internet.

A ascensão das VPNs surge enquanto a China defende sua censura sobre a internet, depois que o maior serviço mundial de buscas, o Google, ameaçou fechar seu site chinês Google.cn, devido à censura e a um grave ataque de hackers.

"Desde que a VPN opere de fora da China continental, não deve haver problema", disse Danny Levinson, editor do site ChinaTechNews.com. "Usamos uma VPN própria e ela funciona bem."

As autoridades chinesas raramente bloqueiam as VPNs baseadas no exterior, e é provável que não interfiram com elas enquanto o número de usuários se mantiver pequeno, avaliou um veterano analista de tecnologia da informação em Pequim.

"É como uma pequena válvula de escape", disse o analista. "Mas se o exército de internautas chineses começar a usar esse tipo de coisa, haverá problemas."

O governo age agressivamente contra os servidores proxy gratuitos, que são mais comuns e também podem ser usados para desbloquear sites proibidos. As VPN estrangeiras pagas só foram bloqueadas uma vez, antes do Dia da Nação, em outubro do ano passado, dizem os usuários.

Cerca de dez serviços estrangeiros de VPN são populares na China, mas não existem estimativas quanto ao número de usuários, disseram analistas chineses de tecnologia da informação.

Fonte: Terra

 

Telefônica projeta Internet Popular a R$ 30

Telefônica projeta Internet Popular a R$ 30

A Telefônica anunciou na última terça-feira, 14, o projeto de Internet Popular para os Estados de São Paulo, Pará, além do Distrito Federal, com um custo de cerca de R$30 ao mês.

Adotada junto ao Conselho Nacional de Política Fazendária – Confaz -, a medida isenta a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS -, o que torna o custo muito mais baixo. Para se ter uma ideia, em algumas partes do Brasil a carga tributária que incide sobre serviços de telecomunicações chega a 40% da fatura.

Os detalhes de implementação ainda são um mistério para o público, mas o presidente da Telefônica, Antonio Carlos Valente, informa que o projeto inclui acessos fixos e móveis, a cabo ou fibras e o tipo de conexão tende a ser melhor do que o acesso discado. Ainda bem!

 fonte: http://olhardigital.uol.com.br/

 

Novo Bluetooth alcança velocidade de redes wi-fi

Novo Bluetooth alcança velocidade de redes wi-fi


Suas transferências de arquivos através da tecnologia Bluetooth podem ficar mais rápidas. A modalidade está mais desenvolvida e recebeu uma versão melhorada, 3.0, que será lançada ainda esse mês.

As especificações do Bluetooth 3.0 serão divulgadas no dia 21 de abril, pelo Bluetooth Special Group (SIG). O novo modelo da tecnologia permitirá transferência direta de vídeo, coleções de músicas e fotos em alta velocidade entre dispositivos.

A velocidade prometida é semelhante à de conexões wi-fi - até centenas de Mbps. A eficiência na transmissão será alcançada devido ao novo padrão escolhido, 802.11.

Outra novidade implementada no Bluetooth 3.0 é o Enhanced Power Control (EPC), que previne a interrupção do serviço quando colocado em locais fechados, como bolsas ou bolsos de calças.

Mais detalhes serão levados a público no dia 21. A partir da data, os fabricantes já poderão desenvolver produtos com a nova tecnologia.

 

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br

 

Peixe-robô detecta poluição

Peixe-robô detecta poluição

Os robôs em formato de carpa, que custam 20 mil libras (cerca de US$ 29 mil) a unidade e medem 1,5 metro de comprimento, imitam o movimento de peixes reais e são equipados com sensores químicos para descobrir potenciais poluentes perigosos, como vazamentos de embarcações ou oleodutos submersos.

Eles transmitirão a informação para a costa por meio de tecnologia de rede sem fio Wi-Fi. Para isso, contarão com ajuda de bases que também servem para recarregar suas baterias. Diferentemente do peixe-robô anterior, que precisava de controle remoto, os novos modelos poderão navegar independentemente, sem nenhuma interação humana.

Rory Doyle, cientista-sênior da companhia de engenharia BMT Group, que desenvolve o peixe-robô com pesquisadores da Universidade de Essex, disse que há boas razões para se fabricar um robô em formato de peixe em vez de um mini-submarino convencional.


"Ao usar um peixe-robô, estamos utilizando um design criado há centenas de milhões de anos pela evolução e que é incrivelmente eficiente em consumo de energia. Essa eficiência é algo que nós precisamos para garantir que nossos sensores de detecção de poluentes possam navegar no ambiente aquático por horas."
Um peixe-robô desenvolvido por cientistas britânicos deve ser lançado em 2010 no mar do norte da Espanha para detectar poluição. Se o teste dos primeiros cinco peixes-robôs no porto de Gijon, norte da Espanha, for bem sucedido, a equipe espera que eles sejam utilizados em rios, lagos e oceanos ao redor do mundo.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br