Para esse exemplo, usarei o Packet Tracer (download aqui). Esse software foi desenvolvido pela própria Cisco para que os interessados pudessem fazer treinamentos e experimentos em seus equipamentos. Esse software é altamente recomendado para os interessados em entender conceitos de roteamento além de colocar em prática projetos teóricos ou mesmo testar futuras configurações em roteadores reais.

 Devemos, nesse primeiro exercício, criar a seguinte ligação de rede:

 

Para começar, com um projeto novo no Packet Tracer, vou adicionar um Router modelo 2620XM.

 

Feito isso, vou clicar sobre o roteador que foi colocado na Área de Trabalho do PT e vou clicar 1 vez sobre ele. Ao fazer isso, será aberta uma tela para adicionarmos módulos nesse roteador bem como fazer as configurações necessárias.

Para interligar os dois roteadores, vou usar a interface serial do roteador. Podemos verificar que esse roteador não possui nenhuma interface serial, então vamos adicionar um módulo de interface serial. Para fazer isso, primeiro devemos desligar o roteador.

 

Depois vamos selecionar o módulo a ser adicionado no roteador. Nesse caso, vamos usar o módulo NM-4A/S. Clicamos sobre ele do lado direito (01) nessa tela, e o módulo será exibido no canto direito inferior. Clicamos então sobre ele (02) e arrastamos até o “slot” do roteador. Feito isso, ligamos (03).

 

Caso queria acompanhar o processo de “start” da IOS, é só clicar na guia CLI que o processo será exibido.

 

Como é um roteador sem configuração nenhuma, depois da IOS ser totalmente carregada, será exibida a seguinte mensagem:  “Continue with configuration dialog? [yes/no]:” Vamos optar por não usar esse assistente pois usaremos a configuração manual. Então digite no e pressione “Enter”.

Depois pressione “Enter” novamente, conforme solicitado pelo Router.

Lembrando que o primeiro acesso é feito no modo usuário, devemos acessar o modo privilegiado para depois acessar os módulos das interfaces para começarmos a configuração em si. Então vamos digitar:

Router>enable
Router#configure terminal
Enter configuration commands, one per line.  End with CNTL/Z.
Router(config)#

Vamos começar a configurar pela Interface Ethernet 0/0 ou seja, a interface que vai ligado ao Hub ou Switch. Para isso vamos digitar:

Router(config)#interface fastethernet 0/0
Router(config-if)#
 
Reparem que ele sinaliza o módulo de configuração de interface com as letras “if” depois de “config”.

Vamos adicionar então o IP e a máscara conforme está na imagem acima e claro, ativar a interface:

Router(config-if)#ip address 192.168.0.1 255.255.255.0
Router(config-if)#no shutdown
Router(config-if)#
%LINK-5-CHANGED: Interface FastEthernet0/0, changed state to up
Router(config-if)#

Agora vamos configurar a Interface Serial 1/0: (lembrando que precisamos sair do módulo de configuração da Interface Ethernet primeiro)

Router(config-if)#exit
Router(config)#interface serial 1/0
Router(config-if)#

Agora vamos configurar IP e Mascara (conforme a imagem), ativar a interface e setar o clock rate de 56000.

Router(config-if)#ip address 192.168.1.1 255.255.255.0
Router(config-if)#no shutdown
Router(config-if)#clock rate 56000
%LINK-5-CHANGED: Interface Serial1/0, changed state to down
Router(config-if)#

Agora vamos a configuração do segundo roteador, alterando apenas os endereços IP conforme a imagem. (Lembrem-se de adicionar o módulo de interfaces seriais).

Como já expliquei passo a passo o roteador anterior, esse segundo roteador, vou apenas colocar os comandos para seguirem caso tenham alguma dúvida, mas não vou comentá-los.

Router>enable
Router#configure terminal
Enter configuration commands, one per line.  End with CNTL/Z.
Router(config)#interface fastethernet 0/0
Router(config-if)#ip address 192.168.2.1 255.255.255.0
Router(config-if)#no shutdown
 
Router(config-if)#
%LINK-5-CHANGED: Interface FastEthernet0/0, changed state to up
Router(config-if)#exit
Router(config)#interface serial 1/0
Router(config-if)#ip address 192.168.1.2 255.255.255.0
Router(config-if)#no shutdown
 
%LINK-5-CHANGED: Interface Serial1/0, changed state to down
Router(config-if)#

Depois da configuração dos dois Roteadores, vamos adicionar os demais itens das nossas redes: 1 Hub para cada rede, bem como uma máquina para cada rede também.

 

Feito isso, vou agora fazer as ligações entre os roteadores e os Hubs de locais de sua rede, e depois a interligação física dos dois roteadores.

Primeiro vou interligar os Hubs às suas respectivas máquinas via interface de rede via cabo UTP (no PT chamado de Copper Straight-Through) e posteriormente ligar os Hubs aos Roteadores da sua Rede também via cabo UTP.

 

Agora vou fazer a interligação dos dois Roteadores usando as interfaces Seriais. Para isso, logicamente, vou usar o cabo serial. Às vezes o pessoal tem dúvidas quanto a qual dos dois cabos Seriais se deve usar. Lembrem-se:

- DCE: C=Comunication ou seja, equipamento de comunicação (roteador, switch)

- DTE: T=Terminal ou seja, computador, servidor, etc.

Então nesse caso usaremos o DCE. Selecione então esse cabo, clique sobre o Router 1 e depois sobre o Router2 nos dois casos, selecionando a Interface Serial 1/0 (que foi a indicada no desenho e configurada).

 

Depois da interligação física, é hora de indicar o protocolo de roteamento a ser usado e configurá-lo.

No Router da Rede1, vou executar os comando:

Router(config)#router rip
Router(config-router)#network 192.168.0.0
Router(config-router)#network 192.168.1.0

Essa sequência de comandos indica que vou usar o protocolo RIP e as redes que estão ligadas diretamente à esse roteador são: 192.168.0.0 e 192.168.1.0 que são as duas redes que estão configuradas nas duas interfaces em uso no Router 1.

Devemos executar a mesma sequência de comandos no Router2, alterando lógico as redes a serem divulgadas: devemos informar as duas redes que estão configuradas nas duas interfaces do roteador.

Depois de divulgadas as redes nos dois roteadores, devemos configurar os Endereços IP das interfaces de rede das máquinas das redes.

Para isso clicamos em cima do computador PC1-Rede1, na tela que abrir, clicar na guia Desktop e clicar em IP Configuration. Configurar então o endereço ip da máquina, lembrando que o gateway de cada máquina deve ser o ip da interface de rede do seu devido roteador.

Depois de configurar os dois computadores, clique em “Command Prompt” e faça testes de ping, pingando de uma máquina de uma rede, até a outra máquina da outra rede.

Dúvidas, estou a disposição.

Até mais!